Brasileiro é destaque em prêmio internacional de mangá

Pedro Cunha desenhando

Pedro Cunha, brasileiro que reside em Portugal, conquistou o segundo lugar no prêmio International Comic Manga Schools Contest 2021 com a obra “Coffee Break“.

O mangá tem 15 páginas e conta a história de Enzo, que preocupado com o bem-estar de seu irmão que está sempre atarefado o convida a fazer uma pausa para um café.

A história foi inspirada em sua experiência pessoal e no mangá de um artista ilustrador japonês chamado Taracod.

Trabalho bem recebido pelos críticos da competição

Avaliado por criadores profissionais, o trabalho se destacou entre os mais de 1.554 títulos participantes de 1.245 escolas em 85 países e regiões.

A maneira como o irmão mais novo, que estava tão animado para falar sobre seu próprio trabalho, se acovardou quando uma terceira pessoa apareceu era tão realista que se podia entender a personalidade de um único personagem em um único olhar. O autor parece alguém que tem um olho afiado para observação.

Shogakukan

Das expressões faciais dos personagens aos conjuntos, a atenção aos detalhes é séria e bem trabalhada. Os pensamentos e sentimentos dos personagens são habilmente incorporados à história, e foi uma leitura satisfatória.

Shueisha
Coffee Break do Hypnodrama
Fiel ao estilo oriental, Pedro Cunha utiliza intensamente a noção de movimento e onomatopeias, que oferece uma dinâmica viva e ágil aos desenhos.

Planos para o futuro

O sonho do brasileiro era trilhar os caminhos da animação, curso que escolheu para faculdade. Mas a oportunidade de aprimorar suas habilidades em um curso de três anos no Japão, o “Clip Studio Paint”, pode abrir vários caminhos da arte oriental.

Em seu estúdio Hypnodrama, Pedro possui dois títulos de mangás publicados online: “Besta Negra” e “O Glosling“.

Desenhei a primeira HQ em 2015. Estou na faculdade para fazer animação, pois já há alguns anos tenho um interesse nesse segmento almejando ter a minha própria série, porém, com o tempo, acabei por mover mais para o lado do mangá e da banda desenhada“, comenta Pedro.

O jovem artista agora pretende se dedicar mais aos cursos e aprimorar os seus talentos. Além disso, deseja avançar no restrito mercado de mangás e se dedicar às histórias em quadrinhos, que em Portugal são intituladas como banda desenhada (BD).