Saiba quando o wi-fi foi criado e o que o nome significa

modem wi-fi

Para muita gente, a palavra wi-fi se tornou uma das primeiras pronunciadas quando entramos em um lugar pela primeira vez.

Numa sala de espera, em um restaurante ou na casa de amigos e parentes, fazer a pergunta “qual a senha do wi-fi?” faz parte da rotina para garantir que estejamos sempre conectados à internet.

Mas você já se perguntou qual a origem dessa palavra?

Phil Belanger, um dos membros fundadores da Wi-Fi Alliance, revelou em 2005 que a palavra não significa absolutamente nada.

Isso mesmo, ela nasceu simplesmente como resultado de uma estratégia de marketing.

O termo wi-fi foi criado pela Interbrand, uma agência de marketing encarregada do lançamento da marca. A empresa apresentou 10 sugestões de nomes à Wi-Fi Alliance para que fosse escolhido um.

Uma invenção relativamente nova

A Wireless Ethernet Compatibility Alliance (atualmente Wi-Fi Alliance), que deu origem ao wi-fi, foi formada em setembro de 1999 por seis empresas (hoje são 800 empresas que fazem parte do grupo).

Antes de nascer esse sistema que transmite dados por ondas de rádio, usando frequências entre 2 e 5 gigahertz, houve outras invenções e empreendimentos que tornaram essa forma de comunicação possível.

Uma das iniciativas mais notáveis ​​surgiu do esforço e inteligência de Hedy Lamarr, uma estrela de Hollywood dos anos 1940 que também era um gênio da tecnologia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hedy desenvolveu um sistema de torpedos guiados por rádio que os impedia de serem detectados pelo inimigo.

Foi essa tecnologia que acabou dando origem ao primeiro padrão de conexão wi-fi (o IEEE 802.11) no ano de 1997.

Mas antes disso, outro passo importante no estabelecimento desta tecnologia ocorreu no início dos anos 1970, quando foi criada uma rede sem fio chamada ALOHAnet.

Este projeto demonstrou que era possível enviar dados sem o uso de fios entre as ilhas do Havaí.

Já em 1991, a AT&T e a NCR criaram o WaveLAN, um precursor do wi-fi como uma forma de conectar caixas registradoras.

Esta tecnologia, cujo potencial não foi imediatamente apreciado no início, se tornou tão popular que o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) criou o padrão 802.11 que hoje chamamos de wi-fi e que é fundamental para as comunicações.