Projeto Brasil 1922 a 2022 conta cem anos de história

Projeto Brasil 1922 a 2022

Ao som de trilhas musicais, imagens de filmes e fatos importantes para a evolução cultural brasileira e comentários do jornalista Irineu Franco Perpétuo, a “São Paulo Big Band” conta a evolução da história da música e da arte, a partir do advento da Semana de Arte Moderna de 22.

As apresentações fazem parte do projeto Brasil 1922 a 2022, criado pelo iCult – Instituto de Cultura e Cidadania como parte dos eventos comemorativos do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A iniciativa faz parte do projeto Modernismo Hoje, idealizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo com realização da Amigos da Arte.

A Semana de Arte Moderna

Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, a Semana de Arte Moderna foi um marco para o crescimento das artes no Brasil.

O objetivo foi renovar o ambiente artístico e cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.

Ao longo desse centenário muita coisa mudou e para contextualizar essa evolução, o pianista e diretor geral e artístico Antonio Ribeiro criou o projeto que levará a evolução da história até os dias atuais em apresentações vespertinas, para alunos da rede pública, e noturnas, para o público.

A proposta da participação da São Paulo Big Band no projeto é realizar uma viagem musical, através da linguagem áudio visual com viés cultural sobre a moda, arquitetura, artes plásticas, fatos históricos, filmes, música, cinema, literatura, dando uma visão do que aconteceu no país ao longo desses anos“, comenta Antonio Ribeiro.

Valorização do patrimônio musical brasileiro

De obras de Vila-Lobos, Pixinguinha, a MPB dos anos 1960, o projeto passará pela história do rock brasileiro, marco nos anos 1980, entre outros ritmos e artistas consagrados, apresentando o patrimônio musical brasileiro.

Despertar a nostalgia com músicas que fizeram parte da infância de cada um ou que marcaram época na memória emocional, o nosso objetivo é proporcionar uma imersão na própria história com alegria e nostalgia“, complementa Antonio Ribeiro.

Com apresentações duplas em cada cidade, a banda tem agenda para as primeiras apresentações nos dias 05 e 06 de novembro no Memorial da América Latina, no Auditório Simão Bolivar e duas apresentações no dia 19 de novembro em Santos e 10 de dezembro em Bertioga.

Também estão previstas apresentações em Sorocaba, Guarulhos, Piracicaba e São José do Rio Preto.

Para acompanhar a agenda de apresentações, basta acessar o site do projeto.