Facebook trabalha na construção do “metaverso”

metaverso

Nesta segunda-feira (26), o Facebook anunciou a criação de um time dedicado ao “metaverso”, um “metauniverso” onde o mundo virtual e a realidade se fundem.

Segundo Mark Zuckerberg, o metaverso é o futuro da rede social. “Minha expectativa é de que, em cerca de cinco anos, as pessoas nos vejam, antes de tudo, como uma empresa de metaverso”, disse o fundador da rede social ao portal The Verge.

A nova ambição da empresa irá depender da a Facebook Reality Labs (FRL), sua divisão de realidade virtual e realidade aumentada, chefiada por Andrew Bosworth.

Para a missão, a empresa recrutou especialistas do Facebook Gaming, Oculus e Instagram.

“A fim de alcançar nossa visão de metaverso, precisamos construir o tecido que conecta os diferentes espaços digitais, para superar as limitações físicas e podermos nos deslocar entre os mesmos com a mesma facilidade que nos movemos pelos cômodos de uma casa”, explicou Zuckerberg hoje em seu perfil no Facebook.

Entendendo o Metaverso

O metaverso designa um espaço cibernético paralelo à realidade física, no qual uma comunidade de pessoas pode interagir na forma de avatares.

O conceito foi desenvolvido pelo autor Neal Stephenson em um romance de ficção científica. Segundo Zuckerberg, o metaverso será o sucessor da internet móvel.