Conheça 5 descobertas das pirâmides do Egito

pirâmides de gizé

Há séculos, as majestosas pirâmides do Egito têm fascinado a humanidade, desafiando nossa compreensão e despertando nossa curiosidade sobre os mistérios do passado.

Neste artigo, convidamos você a embarcar em uma emocionante jornada arqueológica enquanto exploramos cinco das mais notáveis descobertas associadas a esses monumentos icônicos.

Das intrigantes câmaras ocultas às surpreendentes relíquias descobertas em suas proximidades, cada descoberta oferece um vislumbre único da rica história e cultura do Antigo Egito.

Mais de cem pirâmides

No Egito há 123 pirâmides catalogadas, mas as três mais conhecidas são Quéops, Quéfren e Miquerinos, na península de Gizé, e guardam descobertas históricas.

Essas estruturas imponentes, conhecidas como as Grandes Pirâmides de Gizé, não são apenas marcos monumentais da antiguidade, mas também tesouros de descobertas históricas que continuam a intrigar e inspirar o mundo moderno.

Construídas há milênios, as pirâmides permanecem como testemunhos silenciosos da grandiosidade e engenhosidade dos antigos egípcios.

Túnel secreto

Em 2023, foi descoberta uma passagem de nove metros de comprimento e dois metros de largura na Grande Pirâmide de Gizé.

Pesquisadores acreditam que era para proteção da câmara mortuária do rei Quéops.

Essa intrigante descoberta lançou uma nova luz sobre a Grande Pirâmide de Gizé, uma das estruturas mais emblemáticas do mundo antigo.

O achado do túnel secreto, meticulosamente oculto por milênios, despertou um renovado interesse entre os arqueólogos e historiadores, levantando questões fascinantes sobre sua finalidade e significado.

Enquanto os pesquisadores continuam a investigar os segredos por trás dessa passagem enigmática, sua presença sugere um nível de sofisticação e engenhosidade na construção das pirâmides que desafia as compreensões convencionais.

Múmias egípcias próximas à pirâmide

Em 2018, oito múmias, datadas de 664 a 332 a.C. foram descobertas próximas a uma pirâmide em Dahshur.

Os restos mortais estavam todos cobertos com cartonagem pintada.

A descoberta das múmias em Dahshur ofereceu uma visão única das práticas funerárias e da vida cotidiana no antigo Egito.

Esses preciosos vestígios do passado, meticulosamente envoltos em cartonagem pintada, revelam a importância atribuída à preservação do corpo e à preparação para a vida após a morte na cultura egípcia.

Rei Djoser

Sob uma pirâmide enorme que leva seu nome, o rei Djoser foi enterrado em uma tumba de câmara construída em 2650 a.C. em Saqqara. Na região, foram descobertas centenas de sarcófagos e estátuas de bronze em 2010.

A tumba do rei Djoser é um testemunho impressionante da riqueza e do poder do Antigo Egito.

A descoberta dessa câmara funerária em 2650 a.C. não apenas oferece um vislumbre da vida e da morte do lendário faraó, mas também revela a complexidade e a grandiosidade das práticas funerárias da época.

Além disso, a profusão de sarcófagos e estátuas de bronze descobertos na região em 2010 adiciona camadas adicionais à narrativa, destacando a importância cultural e religiosa associada ao culto aos mortos e à crença na vida após a morte no Egito antigo.

Milhares de vasos

A descoberta impressionante de mais de 40.000 vasos dentro da pirâmide de Djoser lança uma nova luz sobre as práticas culturais e religiosas do Antigo Egito.

Esses artefatos diversificados, variando em formas, tamanhos e materiais, não apenas testemunham a habilidade artesanal dos antigos egípcios, mas também revelam insights preciosos sobre suas crenças, rituais e estruturas sociais.

Os objetos tinham inscritos com os nomes dos reis da Primeira e da Segunda Dinastia do Egito e são feitos de todos os tipos de pedra.

A variedade de pedras utilizadas na confecção desses vasos ressalta a riqueza e a sofisticação da sociedade egípcia antiga.