As regras para o embarque de passageiros portando bagagem de mão estão em vigor desde 2017, quando a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou uma resolução para normatizar diversos serviços prestados pelas companhias aéreas.
Mas foi ontem (10 de abril) que o tamanho da mala que pode ser levada a bordo passou a ser fiscalizado com mais rigor, numa ação capitaneada pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e focada nos voos nacionais.
Assim, antes de passar pelo raio x, os passageiros encontrarão uma área de triagem, onde haverá uma caixa que servirá como gabarito para atestar se as malas estão dentro das dimensões permitidas.
Se não estiverem, o viajante terá de voltar ao check-in para despachar os pertences, ficando sujeito ao pagamento da taxa estipulada pelas companhias.
Independente da companhia que o voo será feito, o tamanho e o peso permitido para bagagens são os mesmos, uma vez que essas empresas atualmente seguem a mesma padronização de medidas para autorizar o embarque das malas de mão.
Objetivo da fiscalização
De acordo com a Abear, o objetivo da fiscalização de bagagem mais efetiva é agilizar o fluxo dos passageiros nas áreas de embarque e nas aeronaves para evitar atrasos.
Isso porque as companhias alegam que, desde que despacho das bagagens começou a ser cobrado, muitos viajantes passaram a levar para a cabine do avião malas maiores do que o tamanho estipulado.
Sem espaço suficiente para tantas malas e outras de tamanho incompatível com o compartimento reservado a elas, algumas bagagens precisavam ser transferidas na correria para o porão da aeronave, o que causava atrasos na decolagem.
Nos primeiros 15 dias de implementação em cada aeroporto, a ação terá cunho educativo. Passado esse período, a verificação das dimensões das malas começa para valer.
Como deve ser a mala de mão?
A bagagem de mão deve ter até 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.
Isso inclui a alça, bolsos e rodinhas. As dimensões seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).
Também há um peso máximo estabelecido: dez quilos. Se a mala ou similar atender a essas especificações e couber na caixa-molde da área de triagem, o viajante poderá levá-la a bordo.
Impacto econômico da nova fiscalização
Com a implementação das novas regras de fiscalização de bagagem de mão, as companhias aéreas esperam uma redução significativa nos atrasos de voos, o que pode trazer benefícios econômicos tanto para as empresas quanto para os passageiros.
A agilidade no embarque e desembarque pode resultar em um melhor aproveitamento das aeronaves e, consequentemente, em uma maior eficiência operacional.
Além disso, a cobrança pelo despacho de bagagens que excedem as dimensões permitidas pode gerar uma nova fonte de receita para as companhias aéreas.
Segundo especialistas do setor, essa medida pode incentivar os passageiros a planejar melhor suas bagagens, evitando custos adicionais e contribuindo para um fluxo mais organizado nos aeroportos.
Dicas para os passageiros
Para evitar surpresas desagradáveis no momento do embarque, é importante que os passageiros estejam atentos às especificações das bagagens de mão.
Verificar previamente as dimensões e o peso da mala pode poupar tempo e dinheiro.
Aqui estão algumas dicas úteis:
- Medir a mala: Utilize uma fita métrica para garantir que a mala está dentro dos limites permitidos: 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.
- Pesar a bagagem: Certifique-se de que o peso não exceda os 10 quilos permitidos. Balanças portáteis podem ser uma boa solução para isso.
- Organizar os itens: Distribua o peso de maneira equilibrada e evite levar objetos desnecessários.
- Verificar a política da companhia aérea: Embora as medidas sejam padronizadas, é sempre bom confirmar as regras específicas da empresa com a qual você vai voar.
Essas simples precauções podem garantir uma viagem mais tranquila e sem contratempos.
Além disso, estar preparado contribui para a eficiência do processo de embarque, beneficiando todos os passageiros.
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