Fiscalização de bagagem fica mais rigorosa nos aeroportos

check in no aeroporto

As regras para o embarque de passageiros portando bagagem de mão estão em vigor desde 2017, quando a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou uma resolução para normatizar diversos serviços prestados pelas companhias aéreas.

Mas foi ontem (10 de abril) que o tamanho da mala que pode ser levada a bordo passou a ser fiscalizado com mais rigor, numa ação capitaneada pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e focada nos voos nacionais.

Assim, antes de passar pelo raio x, os passageiros encontrarão uma área de triagem, onde haverá uma caixa que servirá como gabarito para atestar se as malas estão dentro das dimensões permitidas.

Se não estiverem, o viajante terá de voltar ao check-in para despachar os pertences, ficando sujeito ao pagamento da taxa estipulada pelas companhias.

Independente da companhia que o voo será feito, o tamanho e o peso permitido para bagagens são os mesmos, uma vez que essas empresas atualmente seguem a mesma padronização de medidas para autorizar o embarque das malas de mão.

De acordo com a Abear, o objetivo da fiscalização mais efetiva é agilizar o fluxo dos passageiros nas áreas de embarque e nas aeronaves para evitar atrasos.

Isso porque as companhias alegam que, desde que despacho das bagagens começou a ser cobrado, muitos viajantes passaram a levar para a cabine do avião malas maiores do que o tamanho estipulado.

Sem espaço suficiente para tantas malas e outras de tamanho incompatível com o compartimento reservado a elas, algumas bagagens precisavam ser transferidas na correria para o porão da aeronave, o que causava atrasos na decolagem.

Nos primeiros 15 dias de implementação em cada aeroporto, a ação terá cunho educativo. Passado esse período, a verificação das dimensões das malas começa para valer.

Como deve ser a mala de mão

A bagagem de mão deve ter até 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

Isso inclui a alça, bolsos e rodinhas. As dimensões seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

Também há um peso máximo estabelecido: dez quilos. Se a mala ou similar atender a essas especificações e couber na caixa-molde da área de triagem, o viajante poderá levá-la a bordo.