Formas de aumentar a capacidade intelectual do bebê

bebê brincando

Ao longo do primeiro ano de vida, o bebê passa de depender dos pais para tudo: balbuciar, se mover e até mesmo se alimentar.

E de repente, por alguns meses, o bebê já não é tão dependente.

Ao nascer, o cérebro do recém-nascido contém 100 bilhões de neurônios. O bebê desenvolverá na infância trilhões de conexões entre células cerebrais, chamadas sinapses neurais.

Quando essas sinapses não estão “conectadas” umas com as outras através da estimulação, elas podem se perder.

Portanto, é essencial proporcionar experiências enriquecedoras para aumentar a capacidade intelectual do bebê, especialmente desde o início.

Isso irá ajudá-lo positivamente a estimular todas essas conexões que podem levar a melhores habilidades de raciocínio, linguagem e planejamento.

Coloque o bebê de bruços

Colocar o bebê de bruços pode trazer excelentes benefícios. É um estímulo muito interessante para o pequeno, quando ele atinge a idade certa.

Na verdade, é um excelente aquecimento para sentar, rastejar e caminhar, pois fortalece a parte superior do corpo e a base.

Além disso, a criança exercita habilidades motoras finas.

Mas é importante escolher um momento em que ambos estejam alertas, pois se o bebê estiver cansado, a atividade não terá o resultado desejado.

Então, uma vez que o bebê tenha feito a transição completa e comece a brincar no chão, é possível começar a colocar alguns brinquedos para ele agarrar.

É conveniente começar devagar, com apenas dois a cinco minutos, várias vezes ao dia, até chegar aos 20 minutos quando o pequeno chegar ao primeiro ano de idade.

Leitura infantil

A leitura é uma atividade fundamental para aumentar a capacidade intelectual do bebê. Principalmente quando se trata de um tipo interativo de leitura.

Esta atividade expõe o bebê a novas palavras e sons de linguagem.

Por exemplo, quando dizemos ao bebê o som que um determinado veículo faz, e então perguntamos como esse som se parece.

É aconselhável apontar objetos na página e mudar nossa voz para cada personagem.

Além disso, livros de papelão e cores brilhantes que se desdobram ou fazem barulho são ideais para bebês jovens.

Então, entre 6 e 12 meses de idade, o ideal é optar por livros com imagens de animais, formas ou rostos.

Falar com o bebê

Sabia que quanto mais palavras seu bebê ouvir, mais fácil será para ele aprender a produzir os sons necessários para a linguagem?

Além disso, falar com ele também vai te ensinar os diferentes ritmos da conversa.

É normal que a criança tenha menos interação com adultos e crianças. Mas é possível preencher essas lacunas narrando sua rotina.

Por exemplo, quando você fala “Agora é hora do banho!”.

Falando nisso, o banho também é um ótimo momento para brincar com o bebê. Você pode contar com a ajuda de brinquedos para banho. É uma ótima maneira de se divertir e estimular o bebê.

Também é aconselhável imitar os sons do bebê e incentivá-lo a imitar o nosso.