Tom Hanks diz que a inteligência artificial vai mudar o cinema

Foto do ator Tom Hanks

Se há um tópico extremamente debatido na internet atualmente, é o poder da inteligência artificial.

Essa tecnologia possui recursos que podem ser considerados menos impactantes, como a possibilidade de adicionar a voz de Kanye West em músicas da Taylor Swift ou fazer com que Harry Styles cante o hino do Vasco da Gama.

Da mesma forma, a inteligência artificial também é capaz de criar imagens ilusórias e recriar a realidade, como reproduzir a performance de um ator que já faleceu.

Com tantas possibilidades, Tom Hanks tem certa preocupação com o uso da Inteligência Artificial no Cinema, apesar de apreciar a tecnologia.

Durante participação no podcast “The Adam Buxton”, o ator falou sobre o papel que a IA irá desempenhar no futuro do cinema.

Sua primeira experiência com essa tecnologia foi no filme “O Expresso Polar”, em 2004.

Vimos isso chegando. Vimos que haveria essa capacidade de pegar zeros dentro de um computador e transformá-lo em um rosto e um personagem. Agora, isso cresceu apenas um bilhão (de possibilidades) desde então e vemos isso em todos os lugares.

De acordo com o ator de “Forrest Gump”, a IA pode afetar contratos de trabalho e por isso é necessário que as semelhanças da tecnologia e da fisionomia real dos atores sejam discutidas em cláusulas de propriedade intelectual.

Posso dizer que há discussões acontecendo em todas as guildas, todas as agências e todos os escritórios de advocacia para chegar às ramificações legais do meu rosto e da minha voz, e de todos os outros, sendo nossa propriedade intelectual” disse o astro.

Qualquer um agora pode se recriar em qualquer idade que tenha, por meio de IA ou tecnologia deep fake. Posso ser atingido por um ônibus e ainda vou aparecer em filmes“, disse Tom Hanks, defendendo, por fim, que as pessoas não vão se importar se a performance na tela é feita pelo próprio ator ou por um recurso de tecnologia.