Nala, a gata que pegou carona em uma viagem pelo mundo

nala a gata viajante

Quando Dean Nicholson, ex-jogador de rúgbi do time escocês Edinburgh, largou o trabalho para viajar pelo mundo, ele esperava que a experiência mudasse sua vida.

Mas o que o ex-atleta não imaginava é que seria uma pequena gatinha que o transformaria para sempre.

Depois de parar de jogar rúgbi, Dean havia se tornado soldador. Ele conta que estava cansado de trabalhar 9 horas por dia e decidiu subir em sua bicicleta e ver o mundo.

Ele deixou a Escócia e viajou para Amsterdã. Passou pela Bélgica, Grécia, Suíça e Itália e embarcou em uma balsa para a Croácia. De lá foi para a Bósnia, onde conheceu uma linda gatinha listrada que se tornaria sua companheira de viagem.

Foi um dia comum. Eu estava prestes a cruzar a fronteira para Montenegro e estava subindo uma grande colina de bicicleta“, contou Dean para a BBC Radio Scotland.

Eu ouvi uma gata miando atrás de mim. Ela estava me seguindo colina acima. Então eu parei, encostei e ela simplesmente não saiu do meu lado. Eu a coloquei na frente da minha bicicleta e a deixei confortável para levá-la para a próxima cidade. Queria descobrir se ela tinha um microchip de identificação.

Gata na praia
Dean quer terminar sua aventura em uma praia na Tailândia

Mas a gata não tinha microchip. “Ela subiu no meu ombro e dormiu e eu pensei que era isso, ela viria comigo na viagem“, diz Dean.

O plano original de ir à Tailândia caiu por terra e Dean percebeu que a gatinha, que ele chamou de Nala, havia feito ele mudar.

Ela me ensinou a desacelerar e aproveitar muito mais a vida. Com ela na bicicleta, as necessidades dela vêm em primeiro lugar e isso atrasou a viagem. Agora paramos e brincamos muito“, conta ele, falando da Áustria.

Se houver um bosque, paramos para brincar. E ela adora correr na praia.

Os dois já pedalaram cerca de 16 mil km. Dean teve que ir atrás de documentos e fazer um passaporte de animal de estimação para Nala. Ela se tornou tão importante que suas necessidades ditam o roteiro.

Não pude ir ao Irã com a gata porque não há hotéis que aceitam bichos. O plano agora é pedalar pela Rússia na primavera“, conta.

nala e dean
Dean Nicholson e Nala ficaram amigos imediatamente

Onde quer que vão, Dean e Nala chamam a atenção. Os que os veem ficam maravilhados com a pequena passageira ronronante que viaja em uma cesta na frente da bicicleta ou no ombro de Dean, se o caminho for acidentado.

As pessoas os param para ver a gata, e Nala é responsável por já ter descolado pelo menos um litro de cerveja grátis para seu dono.

Nala foi para a Albânia, Grécia e voltou para a Escócia, para fazer um pitstop. Ela já andou de teleférico e até de caiaque.

Eles se tornaram uma sensação no Instagram, acumulando 800 mil seguidores e recebendo cerca de 1.000 comentários por dia.

Seus 150 mil assinantes no YouTube geram dinheiro de publicidade suficiente para sustentá-los, incluindo a manutenção da bicicleta e a comida de gato.

Nala até tem seu próprio calendário e agora ganhou um livro que mostra suas aventuras.

Vamos passar o inverno na Grécia trabalhando em alguns santuários de animais. Depois, passaremos pela Rússia na primavera e seguiremos para a Tailândia“, diz Dean.

Quero realizar aquele sonho de sentar na praia tomando água de coco.