Glória Maria é homenageada pela Associação dos Cartunistas do Brasil

Caricatura da jornalista Glória Maria

A Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) montou uma exposição virtual de caricaturas e cartuns em homenagem à jornalista Glória Maria.

A jornalista, que estava internada desde o início do ano para o tratamento de um câncer no cérebro, faleceu nesta quinta-feira (02/02/2023).

Vários cartunistas logo começaram a postar em suas redes sociais homenagens através de caricaturas.

Glória Maria sempre foi um sorriso permanente no jornalismo e dividia com todos suas aventuras, porque esta era sua vida – uma grande aventura” disse o presidente da ACB, o cartunista José Alberto Lovetro.

A exposição virtual ficará no portal do Troféu HQMIX por tempo indeterminado e poderá receber novos trabalhos.

Os cartunistas interessados em participar deverão enviar uma mensagem para o e-mail [email protected].

Trabalhos dos cartunistas que homenagearam Glória Maria
Além da exposição virtual, uma exposição presencial em homenagem à Glória Maria deve acontecer nos próximos dias em São Paulo. (Imagens: ACB)

Ícone do jornalismo brasileiro

Glória Maria Matta da Silva nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro (RJ), em 1949.

Começou na Globo em 1970 como repórter de rádio-escuta, migrando posteriormente para a televisão, onde construiu sua carreira em programas como o Jornal Nacional, Globo Repórter e Fantástico.

Com 50 anos de carreira, Glória Maria estabeleceu-se como uma figura importante tanto no jornalismo quanto na televisão. Ela sempre se destacou por sua habilidade, coragem e curiosidade.

A trajetória da jornalista tem grandes marcos, como ser a primeira pessoa a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurar a era da alta definição da televisão brasileira.

Glória também adorava aventuras. Mas sempre se preocupava em mergulhar na cultura do povo de cada país que visitava.

Coragem eu não tenho nenhuma. Tudo o que eu fiz em termos de perigo, de desafio, foi pelo coração, nunca pela razão, porque se eu pensasse um minuto eu não teria feito, nunca.

Glória Maria

Homenagem no Jornal Nacional

Na edição desta quinta-feira (02/02), a Globo homenageou Glória Maria no encerramento do Jornal Nacional.

Nós todos, colegas da Glória, temos consciência de que nenhuma homenagem estaria à altura de tudo o que ela representa. Mas, nós tentamos.” disse a apresentadora Renata Vasconcellos ao encerrar o JN.

Profissionais das sedes no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Londres, Nova York, Recife e São Paulo aplaudiram a jornalista por 7 minutos e 18 segundos.